Controle de qualidade
Todos os amplificadores Dclass passam por tres testes de qualidade e funcionamento ao longo de sua fabricação.
Depois de sua montagem, em um primeiro teste, as placas eletronicas são conferidas, testadas e ajustadas.
Depois de aprovadas e após terem sido instaladas em seus dissipadores, elas entram na segunda fase de testes. São novamente ligadas e são verificados os paramentros elétronicos . Se tudo estiver em conformidade, serão testadas com áudio, em frequencia, potencia e temperatura de funcionamento.
Finalmente, depois de aprovados na etapa anterior, vão para a montagem final onde será feita a instalação elétrica dos acessórios e painéis de controle. Nesta etapa, o produto pronto será testado novamente em frequencia, potencia, paramentros elétricos, temperatura e será posto em funcionamento exatamente como ira acontecer quando for instalado finalmente pelo comprador.
Nenhum amplificador Dclass sai de fábrica sem estes tres testes de funcionamento.
"Antes de mecionar qualquer defeito, vale lembrar que o maior fantasma que assombra as intalações de potencia, inclusive as instalações de sonorização, é o fornecimento inadequado de energia. O fornecimento inadequado tem origem muitas vezes na própria concessionária, principalmente em instalações longe dos grandes centros e até mesmo em áreas rurais. A energia sai imprópria da subestação, percorre uma circuitação deteriorada, e acaba por entrar em locais onde a instalação final esta uma verdadeira calamidade. Este ambiente é perfeito para o surgimento de ruídos estranhos na amplificação e finalmente por causar avarias em toda espécie de equipamento eletrônico, notadamente nos equipamentos de potencia. A variação súbita dos níveis de energia e os transitórios elétricos nas instalações, são componentes ideais para a composição de uma catástrofe elétrica.
Outro capítulo do fornecimento de energia elétrica inadequado que merece ser mencionado, refere-se a própria instalação final e ao estado de deterioração das tomadas, ao sub dimensionamento da fiação, ao uso absurdo de "benjamins" e extenções ordinárias, e outras gambiarras para distribuição de força. Encontramos verdadeiras aberrações elétricas por este nosso Brasil. Esta situação absurdamente irregular é causadora da maioria dos defeitos sem explicação. O melhor equipamento falha e quebra neste ambiente elétrico, da mesma forma que o melhor atleta sucumbe em um ambiente poluido ou de ar rarefeito. A eletricidade é a própria vida dos equipamentos eletrônicos.
Se voce tem dúvidas em relação a qualidade de uma rede elétrica e suas tomadas , onde ira instalar uma sonorização, puxe a alimentação da entrada de força. Mantenha sempre uma extenção de alta corrente para este tipo de socorro".
JAMAIS !!!
O amplificador simplesmente queima:
1. A causa mais comum, sem ser a mais recorrente, é a ligação de um modelo com ajuste manual de tensão feito de forma errada. Importantíssimo conferir a tensão disponivel, 110 ou 220 volts, e verificar se a chave seletora do amplificador esta em posição correta.
2. Uso de ferro de solda e estanho em fios e conectores no amplificador. Muitas vezes pingos de solda caem no momento da soldagem e se alojam entre os terminais dos componentes na placa eletronica fechando curto cirtcuitos. Ao ser ligado, o amplificador simplesmente queima. A soldagem de fios nos conectores faston existentes nos modelos mais fortes, provoca o escorrimento do estanho que fixa o terminal à placa, resultando em perpétuo mau contato, ruídos e consequente sobreaquecimento.
Onde houver conectores Faston, usar conectores do mesmo tipo para efetuar a conexão. Solda, nunca.
3. Descascamento de fios nas proximidades da placa do amplificador. Filetes de cobre se soltam da trama do fio e caem sobre a placa do amplificador fechando curto circuitos entre os terminais dos componentes. O amplificador simplesmente queima ao ser ligado.
4. Queda de ferramentas na placa do amplificador energizado, resultando em curtocircuito generalizado.
O amplificador esta mudo, não tem volume, ou falta potencia.
1. Verificar o cabeamento de áudio. É comum cabos de áudio arrebentados dentro dos conectores
2. Ligação de cabos stereos em entradas balanceadas. O sinal da via stereo direita cancela o sinal da via stereo esquerda e o resultado é uma amplificação baixíssima. Este é um erro muito comum. Os amplificadores Dclass recebem sinais mono ou balanceado em seus conectores P10 ou XLR. Jamais stereo.
3. A fonte de sinal não tem amplitude suficiente para excitar totalmente o amplificador. Mesas de som, processadores, crossovers, e outros equipamentos profissionais entregam sinal suficiente para excitar amplificadores profissionais. Notebooks, celulares, players domésticos e tocadores portateis tipo USB não entregam sinais suficientemente altos para o funcionamento de amplificadores profissionais a plena potencia.
Receivers de uso em home theaters, dependendo do pais de origem ou modelo, podem ou não entregar sinal de áudio suficiente para o pleno funcionamento de amplificadores profissionais.
4. Os paineis de controle não podem ficar instalados na caixa acústica no mesmo o compartimento do woofer ou do subwoofer. É obrigatório a construção de um compartimento estanque onde o painel será instalado, de tal forma que o painel não sofra as variações de pressão realizadas constantemente pelo altofalante. A instalação do painel sem este compartimento certamente causara defeitos no conjunto eletrônico. A vibração constante sobre os componentes mais pesados, como potenciometros e capacitores, provocara o rompimento de trilhas, ilhas de solda e terminais metalicos, causando o mau funcionamento do pre amplifcador. Como resultado teremos o emudecimento do amplificador ou a amplificação de zumbidos e chiados. A geração de sinais de alta frequencia e amplitude não é percebida audivelmente e o aplificador pode queimar.
A caixa acústica emite zumbidos e chiados
Os amplificadores amplificam todos os sinais, inclusive os ruídos indesejáveis. O que ocore é que os fabricantes procuram manter estes ruídos indesejáveis em níveis baixíssimos, de tal forma a não prejudicar a qualidade do programa principal. As caixas acústicas multivias são as mais sucetíveis aos ruídos, principalmente quando solicitamos muito ganho nas frequencias mais altas atravez do equalizador.
Uma das causas mais comuns de ruídos e chiados são cabeamentos de áudio em mas condições. Conectores P10 de mau qualidade são os reis do ruído.
O divisor de frequencias é um acessório da caixa acústica e deve ser montado em seu interior. O seu uso é obrigatório em caixas multivias. Isto se deve pelo fato que cada transdutor acústico como altofalantes, drives e tweeters possuem ganhos acústicos diferentes. Em outras palavras, um woofer de 500 watts necessita de um drive de titanio de 70 watts para uma reprodução sonora equilibrada, perfeita. Se o drive de titânio recebe a mesma potencia do woofer, o som fica desiquilibrado, gritando, e o drive tem sua vida útil reduzidíssima. O divisor de frequencias tem tambem a função de entregar a banda de frequencias correta a cada transdutor, normalizando a impedãncia total do conjunto. A falta de divisor de frequeuncias tambem exacerba ou amplifica os ruídos indesejáveis, ja que os transdutores de frequencias dos sons médios e agudos recebem um sinal elétrico muitas vezes maior do que o necessário para que trabalhem em harmonia com o woofer.
O uso dos divisores de frequencias equilibra a reprodução, reduz os ruídos e chiados e aumenta drasticamente a vida útil dos drives e tweeters.
A caixa acústica multivias ou de reforço de graves (subwoofer) não tem grave
Isto acontece tipicamente quando existem dois altofalantes, na mesma caixa, ou em caixas separadas, ligados com polaridade invertida. Nesta situação, enquanto um altofalante bate para fora, o outro bate para dentro e resultado acústico desta ligação errada é o cancelamento dos sons graves.
boa noite meu som quando ligado demora uns 10 min apresenta descarga eletrica nas cxs como se fosse tiro sabe porque capacitores de ceramica,eletroliticos meu som trabalha com 5200 1493 mje 15032 15033 ponte de diodo de 50 A simetrica de 87 mais 87 v LINEAR PODE ME DAR UMA LUZ OBRIGDO
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