segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

10. Adaptação ou construção de uma caixa ativa

Quando voce decidir ativar uma caixa acústica, ou construi-la do zero, a primeira coisa a ser considerada será qual a aplicação principal desta caixa.

Basicamente voce poderá decidir entre dois grupos básicos. O grupo das caixas multivias e o grupo das caixas para reforço de graves.

Caixas multivias

As caixas multivias são todas que devem reproduzir a banda de áudio cobrindo a maior extensão possível. Por terem que reproduzir os sons graves, médios e agudos, normalmente são montadas com dois ou mais transdutores acústicos (altofalantes, drives e tweeters), cada um deles específico para cada região do espectro audível. Isto se deve ao fato de que nenhum transdutor acústico consegue garantir uma reprodução plana ao longo de todo espectro audível.

A primeira coisa a ser definida é qual  a potencia que a caixa terá. Com base nesta decisão, voce poderá escolher os drives e tweeters adequados. Se a caixa for de duas vias, voce deverá escolher um drive de titânio compativel. Nesta configuração não será necessario o uso de tweeters. Opte sempre por comprar altofalantes e drives de marcas com qualidade consagrada. Altofalantes "meia boca" resultam em caixas acústicas "meia boca". Empresas de fundo de quintal não podem fazer altofalantes de qualidade. Vai lhes faltar conhecimento, bons projetos, materias primas de qualidade e mão de obra especializada.

Depois dos transdutores escolhidos é hora da escolha do divisor de frequencias. Não é possível a construção de uma caixa acústica de boa qualidade sem um bom divisor de frequencias. Note que estamos falando em "divisor de frequencias" e não "capacitores", pura e simplesmente pendurados em um altofalante.

Os drives de titânio possuem um ganho acústico muito superior ao dos altofalantes, entre seis a dez vezes maior. Se o drive de titanio tem uma pressão sonora 8 vezes maior que a de um alto falante, é obvio que este drive necessitara somente de 1/8 da potencia do woofer para compor perfeitamente este conjunto sonoro. Um ótimo divisor ativo ira produzir um atenuação de 6 dB/8° na frequencia de corte, tipicamente entre 1800 e 2000 Hz, situação adequada a dupla "woofer + titânio". Este divisor tambem deve estar equipado com um Lpad, que será a etapa elétrica responsável pela atenuação do sinal amplificado nos bornes do drive. Sem este Lpad o drive de titânio "berra" a ponto de ferir os ouvidos e tem sua vida útil reduzidíssima. A caixa aústica fica com um som horrível.

Para a definição do tamanho da caixa acústica, ou seja, a melhor litragem e tamanho dos dutos, recorra ao SAC do fabricante dos alto falantes. Bons fabricantes colocam estas informações no manual de uso do altofalante. Não faça no chutômetro, nem se utilize de softwares específicos para este fim. Para o uso dos softwares de projetos de caixas acústicas é necessário um grande conhecimento teórico e muita prática. Sem esse conhecimento, o uso do software será um trabalho às cegas. Lembre-se que as dimensões da caixa acústica e dos dutos dará a personalidade da caixa. O drive de titânio não sofrerá interferencia do tamanho da caixa, mas o drive soará melhor ou não dependendo da corneta a ser utilizada. Lembre-se tambem que a potencia da caixa não será a soma da potencia do woofer + potencia do drive de titânio. Considere a potencia da caixa como sendo apenas a potencia do woofer.

Não use mantas acrílicas ou de qualquer outra natureza dentro da caixa. Este recurso é um recurso a ser utilizado por profissionais especializados que conhecem o efeito deste procedimento e tem como mensura-lo. O uso sem critério é inócuo ou prejudicial.

Finalmente, não se esqueça de considerar o compartimento onde será instalado o painel do ativador. Este compartimento é grande e não deve entrar na conta da litragem necessária para o alto falante escolhido. Se o painel pré amplificador for instalado diretamente em um rasgo na caixa, em contato com a câmara do woofer, a vibração do woofer ira destruir a placa eletronica do pré em apenas algumas horas de uso. A violenta vibração do altofalante ira romper trilhas, ilhas e terminais associados aos componentes mais pesados como capacitores e potenciometros. A violencia dos impactos causados pela vibração do alto falante se dá pelo fato que o painel metalico divide o ambiente externo da caixa acústica submetido a pressão constante da atmosfera, com a pressão variável dentro da caixa. O painel, nesta situação, vibra como o próprio altofalante.

Um módulo de amplificação instalado dentro da caixa acústica não sofre esta mesma vibração, pois toda a superficie do módulo estará submetida a uma mesma variação da pressão interna da caixa.
A construção do compartimento do painel de controle é obrigatória para a obtenção de um sistema de som de qualidade e durabilidade.

Caixa acústica com ótima instalação dos componentes. 
Se o amplificador fica alojado no próprio painel, o método para construção do alojamento é exatamente o mesmo.



Vista externa do compartimento no fundo da caixa. 

As caixas de tres vias devem seguir os mesmos critérios e se utilizar dos mesmos acessórios que uma caixa de duas vias. É um sistema de construção mais complexa e desaconselhavel para montadores sem experiencia.

Existem ainda as caixas acusticas que tem os seus altofalantes e drives acionados cada uma por um amplificador independente. O áudio chega em cada transdutor devidamente condicionado em frequencia e amplitude. Este tipo de implementação exige mais equipamentos e muita experiencia, tanto na montagem das caixas como no uso delas. 

Caixa para reforço de graves (subwoofer)

Estas caixas usam apenas os altofalantes chamados subwoofers. São caixas tipicamente equipadas com um ou dois altofalantes e destinadas a amplificar somente os sons graves, tipicamente com frequencias entre 30 e 150 Hz. Elas podem receber o sinal amplificado devidamente condicionado em frequencia, ou pode fazer uso de um divisor de frequencias passivo. Esta segunda opção é a menos utilizada pelo fato que um crossover de alta potencia e de corte em baixa frequencia, caracteristicas deste tipo de caixa,  é de grande volume, pesado e caro. 

A escolha do altofalante e o cálculo das dimensões da caixa e dos dutos devem seguir os mesmo critérios usados nas caixas multivias. 

Exemplo de um subwoofer para uso home.

26 comentários:

  1. e necessário um compartimento exclusivo pro drive/corneta, diminuindo a litragem da caixa? ou pode contar todo o interior da caixa como litragem útil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao necessariamente..o gabinete destinado ao falante pode ser instalado a corneta e drive deste que ha espaço no painel de frente da cx...ou vc pode fazer uma cx com dois compartimento..so vai onerar mais o seu custo..

      Excluir
  2. Tenho uma caixa T18 queria saber se tem a necessidade de fazer um compartimento para a potência? Já que o falante fica para o lado de fora da caixa...

    ResponderExcluir
  3. Sim e necessario fazer compartimento..isolando o amplificador da placa

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual o divisor de frequência ideal, falante de 350 rms + drive de 150 rms, ambos 8 ohms, comprei o módulo de 1000w

    ResponderExcluir
  5. Caramba, 1000w para apenas 1 falante de 350? Vai meio que sobrecarregar, provavelmente vai detonar o falante.

    Mas como eu tava dizendo, geralmente vai ser um divisor de 2 vias com corte em 2khz.para 1000w

    Como o divisor também recebe a força da potência,ele precisa ser dimensionado para a potência do módulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No anuncio diz que pode usar duas cargas de 500 ( um falante de 350 + um drive de 150 ) vou usar duas caixas de 500

      Excluir
  6. Sim, então use divisor de duas vias, hipass 2khz, atenuação 12db a oitava, e para trabalhar com 500w.

    Lembre se de que se vai usar dois woofers use de 8ohm e não os automotivos, que são de 4, mas use amplificador para 4 ohm.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, estou querendo tirar uma dúvida. Vou montar dois monitores de 3 vias com alto Falantes em 4 ohms de 300rms cada. Será que o amplificador de 500rms aguenta. Sei também que não poderei fazer ponte. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Lembrando que tenho 2 divisores de frequência Nennis de 700rms cada que virá a chave para 8 ou 4ohms.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ramon Braga.

    Seu projeto tem alguns problemas sérios:

    Se vc usar, no mesmo amplificador, 2 falantes de 4ohm, vai totalizar 2 ohms de impedância e vai queimar o seu amplificador.

    Os divisões de frequência que vc tem são de 3 vias? Com cortes específicos pros transdutores que vc tem? Isso é extremamente importante.

    Eu tenho uma placa dessas de 500w e ela liga um único falante de 350w e um drive de titanium,ficou excelente,aliás essa é a recomendação, falante um pouco menos potente que amplificador. provavelmente se vc usar 2 de 300 (sem contar as outras duas vias, especialmente o médio) vai ficar difícil para o amplificador e vc vai perder qualidade.

    Não entendi o quê é essa ponte que vc falou.

    Tudo melhora se vc usar 2 amplificadores, um para cada caixa,e manter apenas 2 vias. Simplifica bastante e aí sim, vai funcionar legal.

    ResponderExcluir
  10. Olá Adriano, entendi. Mas o projeto e ligar um amplificador em cada caixa mesmo. Vou seguir sua recomendação. Obrigado pela atenção.. Abs

    ResponderExcluir
  11. Olá... estou montando um projeto com duas caixas de medio (1 falantes de 300rms, um drive de 100rms e um tweeter de 100rms em cada caixa) comprei o amplificador dclass de 1000w pra amplificar as duas caixas e 2 divisor de frequência de 500rms cada, um em cada caixa. Todos os condutores de 8ohms...é isso msm que preciso?? Está correto???

    ResponderExcluir
  12. Olha. Caixas de três Vias não são algo simples, especialmente na atenuação dos agudos para equilibrar os volumes das peças (para o driver não dar mais som que o falante), chance alta de erro, gasto desnecessário e pouca melhoria no áudio. Mas caso insista, atente principalmente à frequência de corte dos divisores de frequência, que precisará ser também de 3 vias, e seus cortes deverão seguir os limites dos falantes, drivers e twiters e também trabalhar em 8 ohm (pressupondo que seu amplificador seja de 4ohm).

    Vc não especificou, mas em caixas 3vias vc terá uma amplitude melhor de frequências usando drivers fenolicos, ao invés de titânio, casando as frequências baseado na frequência do drive fenolico.

    Note que seu sistema trabalhará mono, mas tende a dar um som legal.

    Caso ainda não tivesse comprado os equipamentos. Recomendaria que usasse caixas 2 vias, com driver de titânio, e um amplificador de 500w em cada.

    ResponderExcluir
  13. Voçes fabricam essa caixas Line com adaptação para painel amplificador

    ResponderExcluir
  14. onde fica a fábrica da classe amprificador aqui no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Saudações. Meu projeto consiste em uma placa DClass de 1000w alimentando duas caixas. Cada caixa ficará em 8 Omhs e possui o seguinte:
    - dois alto falantes de 250w/4 Omhs ligados em série (total de 500w/8 Ohms);
    - um driver titânio de 60w;
    - um divisor de frequência Nenis de 650w de potência máxima.

    Como serão duas caixas, no total haverá 1000w de soma de potência dos quatro alto falantes, 120w de soma de potência dos dois drivers TI e dois divisores de frequência. Tem ainda um cabo speakon de 2,5mm de bitola e de 10m de comprimento para alimentar a escrava.

    Questiono se existe algo que eu possa consertar ou melhorar nesse projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer ser grosseiro, o ideal era mudar o projeto inteiro, mas caso vc já tenha esses altofalantes e queira os aproveitar, bem, fazer o quê, né?

      Vamos lá, o ideal era usar amplificadores com potência uns 50% a mais que os alto falantes. Nesse caso um amplificador de 1500w. Acho que o legal seria usar altofalantes que já trabalham em 8ohm, tipo 1 por caixa.

      Eu não conheço esse driver de titânio de 60w (só vi até hoje mais de 90, com corte em 2khz) mas acho que ele seria muito pouco prós woofers, além de precisar de muita atenuação e talvez um bom filtro lpad para não queimar.

      O divisor de frequência tem que ser com potência igual ou maior que o amplificador, e em todas as caixas profissionais que eu vi fica apenas na caixa principal, já mandando para a escrava com frequências divididas.
      Basicamente seria isso.

      Excluir
  16. Olá amigos do áudio. Eu pretendo montar um par de caixas. Cada caixa vai conter. 1 drive D2500 TI ND 90wrms 8hm
    1 woofer oversound steel de 15" 400wrms
    1 divisor frequência de 700w com corte a 2k... totalizando aproximadamente 500wrms por caixa. No total de 1000wrms com um amplificador 1500wrms multi via.. oque vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai funcionar muito bem. Mas lembre se que a impedância é sempre muito importante. Vc especificou o drive em 8ohm, lembre se de manter também o woofer com 8 ohm e o amplificador em 4 ohm!

      Baseado no meu projeto (que ficou muito bom na verdade) eu mudaria o corte do divisor pra 2.5khz.

      Explico: eu também usei um divisor que corta em 2khz, meu drive é um JBL excelente, mas ficou com um agudo sujo, passando muito médio não aquele agudo brilhoso, similar ao tuiter, e comparando o meu projeto com várias caixas ativas profissionais de grandes marcas, como a própria jbl, eles usam divisores com corte em 2.5khz, logo eu deduzo que essa é a causa do agudo sujo, porque é a única diferença!

      Eles também costumam usar um único divisor para as duas caixas, mandando o som já dividido pra caixa escrava. Não sei se faz alguma diferença, mas é o mais comum. (A minha não usa caixa escrava)

      Excluir
    2. o problema que eu ja comprei o divisor de frequencia pronto em 2k, não sei como modificar o corte :(

      Excluir
    3. mas o meu woofer sobe só até 2k tbm... não sobe mais que isso... estou montando essas duas caixas para começar.... ter um grave leve e resposta boa na alta... assim imagino! pra futuramente ir montando os subs! meu orçamento ta baixo... mas pretendo trabalhar até conseguir montar um grave de 18... trabalhar mais e comprar + 1 grave de 18...... ai ficar com 2 coluna..

      Excluir
  17. Pessoal boa noite teria como me ajudar eu tenho um amplificador 700 wats e pretendo ligar 4 falantes de 8 polegadas e dois driver ti tudo em 8 ohms os falantes 150 RMS e os ti 90 desde já agradeço

    ResponderExcluir
  18. Eita. Pra vc usar 4 falantes de 8ohm vai ter que fazer um bololô. Como o amplificador requer mínimo de 4ohm, vc vai ter que ligar 1 par de altifalantes em paralelo, em série com outro par também em paralelo, pra totalizar 8ohm. Se ligar todos em paralelo vai dar apenas 2ohm, vai forçar o amplificador e quase certeza queimar (com perda de garantia)

    Pra facilitar a ligaçao, cada caixa vai ter 2 falantes em série e um driver em paralelo (usando, claro, um divisor de frequência), e ambas as caixas em paralelo entre si

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde amigos.
    Alguém poderia me dizer como seriam feitas as ligações para uma cx acustica com 2 woofers drive de médios fenólico e tweeter convencional.
    Gostaria de fazer uma ligação para multi ampliação com crossover ativo conector speakon e também uma entrada para crossover passivo com conector p10
    E necessário algum chaveamento para utilizar um ou outro sistema?

    ResponderExcluir