terça-feira, 2 de janeiro de 2018

14. Instalação do painel e do módulo de amplificação

INSTALAÇÃO DO PAINEL 

O painel de controle deve ser instalado preferencialmente na parte de traz da caixa acústica. O instalador deve encontrar a melhor posição, onde o nicho do painel não colida com o imã do alto falante ou do drive. 

O instalador deve levar em conta que a caixa acústica vibra intensamente com o funcionamento do alto falante. Um painel colocado diretamente na parte de traz da caixa, sem o compartimento que o isole do alto falante, vibrara muito, pois estará compartilhando a pressão variável dentro da caixa, com a pressão atmosférica constante fora da caixa. Nesta situação, o painel vibra junto com o alto falante, vibra muito nas frequências baixas, com se recebesse centenas de golpes violentíssimos por segundo. Esta vibração destrói as conexões elétricas e soldas. 

É necessário que seja construído um compartimento completamente isolado da câmara do alto falante, para evitar as violentas vibrações na placa do pré amplificador e nos potenciômetros e conectores existentes no painel. A vibração violenta fadiga os terminais e pontos de solda da placa eletrônica, rompendo as conexões elétricas, provocando finalmente uma avaria no sistema. Não existe uma caixa ativa de qualidade sem que o painel de controle não esteja isolado. Há ainda o fato de que um painel metálico ajustado em uma das paredes da caixa, em contato com a câmara do alto falante, prejudicara severamente a qualidade do som reproduzido pela caixa. 

INSTALAÇÃO DO MÓDULO AMPLIFICADOR

Dentro da caixa a vibração existe, mas menor que em um painel instalado sem o compartimento, pois a pressão variável no interior da caixa atua igualmente em toda a superfície do módulo de amplificação, sendo assim, a vibração causada pela variação de pressão fica nula. Resta então a vibração natural da caixa.

O módulo de amplificação deve ser instalado dentro da caixa, e para que a vibração natural das caixas acústicas não prejudique suas conexões, basta que este módulo seja fixado por suportes anti vibração Dclass conforme fotos abaixo.











A instalação correta do painel e do módulo de amplificação, garante a máxima qualidade do som e extrema durabilidade ao conjunto sonoro. 



Um comentário:

  1. Boa noite, comprei dois módulos amplificadores para duas caixas de graves, contudo notei que sua placa amplificadora não tem as aletas para dissipação do calor, poderia por favor tirar essa dúvida

    ResponderExcluir