domingo, 30 de novembro de 2014

8. Instalação e primeiro uso

A instalação dos ativadores ou simplesmente dos amplificadores Dclass necessitam de um mínimo de experiencia, mas de muito cuidado, atenção em cada passo, ferramentas adequadas e principalmente organização e planejamento.

A adaptação da caixa acústica ou de qualquer gabinete necessita de habilidade e ferramentas como furadeira manual, serra tico tico, limas e lixas.

Recomendamos àqueles que não possuem estas ferramentas, que recorram a um marceneiro para preparo da caixa acústica.

Depois da caixa preparada, a instalação elétrica é fácil e rápida.
Será necessário o uso de apenas um alicate de corte e de uma chave de borne pequena.

Não há a necessidade de fitas isolantes, ferro de solda e estanho.

Não usar em hipótese nenhuma fios sólidos para a conexão do amplificador à linha AC ou aos divisores de frequencias e  altofalantes. Os conectores da placa não tem ancoragem mecânica para suportarem o esforço neste tipo de ligação. Use cabinhos flexíveis com bitola máxima de 1,00 mm2.

IMPORTANTE:  O uso de ferro de solda e estanho para fixação de condutores em qualquer parte do equipamento invalida automaticamente e irrevogavelmente a garantia de fábrica. 

O instalador deve executar a instalação em bancada apropriada, com ótima iluminação, limpa e organizada. Sem estas condições, não inicie a instalação.

Ligar o equipamento à eletricidade somente depois de se certificar que tudo foi feito de forma correta e no caso de equipamentos bivolts ajustados manualmente, verificar se a tensão da rede e do ativador são compatíveis.

Um dos acidentes mais comuns na instalação dos ativadores, e que causam grandes avarias às placas eletrônicas é a queda de fiapos de cobre soltos dos cabos elétricos usados na ligação dos altofalantes e divisores de frequencias.

O instalador descasca inadvertidamente os cabos de ligação próximo a placa eletrônica do amplificador e não percebe a queda de pequenos pedaços de cobre que se soltam da trama do cabo elétrico. Estes fiapos condutores fecham curto circuitos entre os componentes do amplificador causando estragos de grande monta. O instalador não percebe a causa do acidente e reputa a falha e o mau funcionamento à fabricação. Estes cabos tambem não devem ser descascados dentro das caixas acústicas ou em cima dos cortes dos altofalantes.

Todos os amplificadores Dclass passam por tres testes ao longo de sua fabricação.

Depois de sua montagem, em um primeiro controle, as placas eletronicas são conferidas, testadas e ajustadas.

Depois que as placas são instaladas em seus dissipadores, elas são novamente testadas e são verificados os paramentros elétricos. Se aprovadas serão testadas com áudio em frequencia, potencia e temperatura de funcionamento.

Finalmente, depois de aprovados na etapa anterior, vão para a montagem final onde será feita a instalação elétrica dos acessórios e painéis de controle. Nesta etapa o produto pronto será testado novamente em frequencia, potencia, paramentros elétricos, temperatura e funcionará exatamente como ira acontecer  quando for instalado finalmente pelo comprador.

Nenhum amplificador Dclass sai de fábrica sem estes tres testes de funcionamento.

Quando apresentam defeitos em sua primeira instalação, estes defeitos são decorrentes de acidentes csausados em seu transporte ou em falhas de instalação causadas por desatenção, falta total de conhecimento no assunto ou simplesmente instalação inadequada.

IMPORTANTE: Para uma instalação de sucesso basta organização, limpeza e planejamento.
Em caso de dúvidas, não ligue o equipamento. Entre em contato com  a Dclass e todas as dúvidas serão sanadas. A ansiedade é causadora da maioria das irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário