domingo, 9 de novembro de 2014

2. Eletricidade

A eletricidade é aquela força invísivel que existe nas tomadas de força, nas baterias e pilhas.
Os amplificadores de som necessitam de eletricidade para funcionarem.

Todo equipamento eletrônico necessita de energia elétrica para funcionar, sendo que cada um destes equipamentos  podem necessitar de dosagens diferentes desta energia.

A energia elétrica existe em tres formas; alternada, continua, continua e constante.



A energia continua e constante originada da energia alternada, como apresentada acima, no último desenho à direita, mostra uma pequena oscilação ao longo do tempo. A esta pequena oscilação damos o nome de ripple. Se observassemos a energia continua e constante à partir de uma bateria ou pilha, verificariamos a ausência deste ripple. O avanço da voltagem no tempo seria absolutamente linear, sem nenhuma variação.

Para que uma energia fique continua, usamos diodos. Para que esta energia fique constante, usamos capacitores eletrolíticos, que se comportarão como unidades de armazenamento.

A energia alternada é a que encontramos nas tomadas e é como recebemos ela em casa.
A continua seria a energia alternada trabalhando somente em seu ciclo positivo ou negativo
A continua e constante seria a energia alternada trabalhando em seu ciclo positivo ou negativo, passando por um sistema de armazenamento conhecido como capacitor.

Notem que esta energia é aplicada conforme necessidade de cada equipamento, podendo variar em amplitude (voltagem)  e densidade (corrente).

Abaixo a energia elétrica em sua forma primária, como é fornecida nas tomadas de nossas casa.


A linha senoidal mostra o compotamento da energia ao longo do tempo. Nas tomadas elétricas a energia fica positiva e negativa 60 vezes por segundo, dai dizermos que a energia elétrica no Brasil opera em 60 Hertz. Alguns paises operam em 50 Hertz. 

A altura desta senóide em relação ao eixo Y (voltagem), no lado negativo ou positivo, define a amplitude da energia, ou seja, se é 110, 127 ou 220 volts. O formato senoidal do fluxo de energia e a frequencia com que este fluxo fica positivo e negativo, tem a ver com o movimento circular e a velocidade angular dos eixos dos geradores de energia elétrica, existentes nos diverso tipos de usinas geradoras, como hidroelétricas, eólicas, diesel, etc... .Esta alternância de polaridade da energia ao longo do tempo é que lhe dá o nome de energia alternada.

Este tipo de energia em modo primário pode ser usada diretamente em equipamentos elétricos menos elaborados ou exigentes, como ventiladores, aquecedores, lâmpadas, etc.... Os equipamentos eletrônicos de áudio e vídeo, assim como outros equipamentos eletrônicos mais sofisticados, necessitam de energia elétrica específica, devidamente tratadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário